As Lições da Pandemia

De origem natural ou fabricado pelo Homem, o vírus SARS-CoV-2 – ou Covid 19 (Coronavirus Disease 2019) em linguagem corrente – veio invariavelmente provocar uma pandemia com baixas cirúrgicas nas populações, mas veio sobretudo ensinar muita gente a viver com mais higiene.

Um dos maus hábitos que mudou – o pior – e que há muito se tinha perdido foi o de não lavar as mãos antes e depois das refeições tal como o hábito de deixar dedadas em balcões de vidro que estão na moda em lojas por toda a parte.

Os filmes modernos ensinam as gerações mais novas a comer em todo o lado e a chupar nos dedos em vez de usar guardanapos. Aliás, ir ao cinema hoje em dia não é muito diferente do que ir ao restaurante.

A partir de agora, pelo menos até as pessoas se esquecerem da pandemia, toda a gente vai lavar as mãos antes e depois de comer, e não apenas os obsessivo-compulsivos.

A pandemia deixará outra sequela – o mau aspecto da insalubridade provocada por quem descarta as máscaras de qualquer maneira em qualquer lado. Muita gente deixa-as cair simplesmente.

Leave a comment